Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O AVANÇO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO NA LOGÍSTICA: CÓDIGO DE BARRAS E RADIOFREQUÊNCIA
Autor(es): MARCELA TOURINO FLORES DE PINHO
RENATA VASSALLO CALDAS
Colaborador(es): HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO - Orientador
Catalogação: 12/MAR/2014 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22625@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22625
Resumo:
A dependência da logística em relação às tecnologias de informação é hoje em dia total. A capacidade, extensão e tipologia das técnicas de informação implementadas nas cadeias logísticas são características fundamentais que definem a excelência do processo logístico, permitindo gerar vantagem competitiva. Essa vantagem materializa-se num sistema de distribuição física ao permitir uma maior facilidade de rastreamento de materiais, gerenciamento de estoques e controle do fluxo de produtos e paletes que entram e saem de um centro de distribuição ou loja. Esta monografia foca em duas tecnologias de informação: uma largamente implementada nos mercados, o código de barras, e uma nova e emergente, o sistema de identificação por radiofrequência, RFID. O estudo detalha as características de cada uma dessas tecnologias e faz uma comparação das vantagens e desvantagens, evidenciando alguns dos entraves ainda existentes à maior disseminação do RFID. Na parte final da monografia são apresentados os estudos de caso de duas grandes empresas mundiais, a Hewlett-Packard, no Brasil, e a rede varejista Walmart, nos Estados Unidos, que implementaram a tecnologia de RFID, em detrimento do código de barras, e obtiveram diferentes resultados.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF