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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: PLANEJAMENTO DE TRANSPORTE COLETIVO NO TRAJETO GÁVEA-RIO SUL, RJ
Autor(es): ADAM STAPE
LUIZA MAGON SADDY
Colaborador(es): HUGO MIGUEL VARELA REPOLHO - Orientador
Catalogação: 11/MAR/2014 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22614@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22614
Resumo:
O setor de transportes impulsiona o desenvolvimento de um país, possibilitando a circulação de bens e pessoas entre pontos de origem e destino. O planejamento de transportes é essencial para o alcance da eficiência do setor e no Brasil, existe a Política Nacional de Transportes com esse objetivo. No entanto, ainda existem muitas dificuldades em atingir a eficiência com os transportes públicos no país. No Brasil e no Rio de Janeiro, durante os últimos 20 anos, o número de passageiros que viajam por ônibus diminuiu, mas o número de frotas aumentou, causando um excesso de ônibus em circulação. Assim, o custo do transporte aumenta com o maior número de frotas, o aumento do custo do óleo diesel e a diminuição da durabilidade das frotas. Essa dissertação se propôs a mapear a situação atual e posteriormente, otimizar a taxa de utilização dos ônibus para alcançar o número ótimo de ônibus no percurso Gávea-Rio Sul. Com isso, melhoramos a eficiência do percurso, promovendo o bem-estar dos usuários. Analisando o percurso Gávea-Rio Sul, foco dessa dissertação, foi possível notar um grande número de linhas de ônibus percorrendo o mesmo caminho. Para o dimensionamento da frota ideal, foi realizado um estudo em campo para mapear as entradas e saídas de passageiros em cada ponto nos percursos de ida e volta e também entender a quantidade de ônibus e o intervalo entre saídas de cada frota. Concluindo, deve-se diminuir o número de ônibus nas frotas, possibilitando um redimensionamento nas linhas.
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