Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A HONRA DOS OUTROS: PADRÕES DE MORALIDADE EM UM CRIME DE AMOR NOS PINGAS CARNAVALESCOS (1920-1921)
Autor(es): ELAINA REIOLI CIRILO SERFATY
Colaborador(es): LEONARDO AFFONSO DE MIRANDA PEREIRA - Orientador
Catalogação: 06/MAR/2014 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22595@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22595
Resumo:
Em 16 janeiro de 1920, os principais jornais da Capital Federal noticiavam um crime ocorrido durante um baile do Clube Pingas Carnavalescos, localizada no Engenho de Dentro. Placido, o autor dos disparos, era o presidente dessa sociedade. Hercília, a vítima, era sua namorada. Investigado pela polícia, o crime foi acompanhado em seus desdobramentos por toda a imprensa carioca – até que, por falta de evidências que permitissem a acusação ao autor dos disparos, a polícia decide arquivar o inquérito. Quando o caso já caia no esquecimento, outro crime envolvendo os dois protagonistas reavivaria a polêmica: durante um passeio pelas ruas do Meyer, Placido tentou novamente matar Hercilia, dando início a uma nova onda de cobertura da imprensa. Se para os envolvidos tratava-se de simples drama privado, cabe tentar compreender através dele como se chocavam, na arena pública dos jornais, diferentes padrões de honra e moralidade através dos quais sujeitos diversos tentavam entender e explicar o episódio.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF