Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A AMIZADE NA POLIS ATENIENSE
Autor(es): CAROLINA BASTOS DA SILVA
Colaborador(es): FLAVIA MARIA SCHLEE EYLER - Orientador
Catalogação: 25/FEV/2014 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22566@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22566
Resumo:
O conceito de amizade na polis ateniense estava ligado com a política. Política e amizade são inseparáveis na cultura grega. Com o surgimento das cidades o conceito de philia passa a existir na polis, sendo um elemento característico da política. Somente o grupo dos cidadãos tinha acesso a amizade. Todos os outros grupos da sociedade não tinham esse direito, por suas relações estarem ligadas a necessidades humanas, como alimentação, vestuários, cuidados domésticos, entre outros. Alguns filósofos abordaram o tema da amizade e sua ligação com a cidade-estado grega. Platão descreveu a amizade transcendente ligada ao Eros, presente na formação dos cidadãos; Aristóteles utilizou o conceito de amizade para descrever relações privadas e descreveu diferentes tipos dela. Epicuro a descreve como bem necessário para a vida do homem e só com ela se alcança a felicidade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF