Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: SIMULAÇÃO DE EVAPORADORES E CONDENSADORES DE PLACA PELO MÉTODO DE FRONTEIRA MÓVEL
Autor(es): DANIEL ALENCAR NEVES DA SILVA
Colaborador(es): JOSE ALBERTO DOS REIS PARISE - Orientador
Catalogação: 25/FEV/2014 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22560@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22560@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22560
Resumo:
No presente trabalho foi desenvolvido um modelo para condensadores e evaporadores de placas brasadas, em regime permanente, fundamentado no método de fronteira móvel, ou multi-zona, Parise et al, utilizando relações empíricas para determinação dos coeficientes de troca de calor e fatores de atrito. Como dados de entrada para a simulação tem-se as temperaturas e pressões do refrigerante na entrada dos trocadores, os graus de super-aquecimento e sub-resfriamento, bem como as temperaturas dos HTFs ao entrarem nos trocadores. Como saída do programa obtém-se as temperaturas e pressões do refrigerante na saída dos refrigerantes, as taxas de calor trocado, as temperaturas de saída dos HTFs e as áreas de troca de calor. Em geral o modelo apresenta boa convergência para suas saídas, quando comparadas com dados experientais, Payne et al. A exceção ocorre com relação as áreas de troca de calor, que apresentam grande desvio dos dados gerados por Payne et al, o que impede a validação do modelo por completo, contudo não inviabiliza sua utilização para estimativas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF