Título: | PROJETO DE CONTROLADOR DISCRETO UTILIZANDO FILTRO DE KALMAN E FUSÃO DE SENSORES | ||||||||||||
Autor(es): |
ARKADY DE MELLO XAVIER ZALKOWITSCH |
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Colaborador(es): |
MAURO SPERANZA NETO - Orientador MARCELO ROBERTO BAPTISTA PEREIRA LUIS JIMENEZ - Coorientador |
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Catalogação: | 25/FEV/2014 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22559@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22559@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22559 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um controlador discreto de velocidade para um veículo autônomo de inspeção de dutos flexíveis. Para isso, as técnicas de controle LQG (Linear Quadratic Gaussian) com fusão de sensores utilizando Filtro de Kalman foram utilizadas. O veículo deverá alcançar a velocidade desejada com o mínimo de sobre valor percentual, afim de priorizar uma inspeção visual de boa qualidade. Para se ter a informação de velocidade, o veículo está instrumentado com um sensor de pressão e dois odômetros. O controlador proposto deverá garantir uma maior robustez ao controle do veículo, devido a fusão de sensores de naturezas distintas. O projeto foi desenvolvido e simulado em Matlab/Simulink, e mostra o passo-a-passo do desenvolvimento desse controlador.
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