Título: | BULLYING ESCOLAR E A NECESSIDADE DE ATUAÇÃO CONJUNTA DE PAIS E EDUCADORES NO SEU COMBATE | ||||||||||||
Autor(es): |
MUSA MAXIMO GOMES FERRAZ |
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Colaborador(es): |
CAITLIN SAMPAIO MULHOLLAND - Orientador |
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Catalogação: | 24/FEV/2014 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22545@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22545 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Esta monografia trata do tema bullying no contexto escolar e do papel a ser desempenhado pelos pais e pelas instituições de ensino no combate a este tipo de violência escolar. Para entender o que é o bullying, será exposto o conceito deste termo, procurando diferenciá-lo das brincadeiras consideradas normais no ambiente escolar, bem como os sintomas demonstrados pelas crianças e jovens que estão envolvidos com essa prática, além das consequências psíquicas que podem advir da vitimização no bullyinig. Com isso, será possível munir o leitor de ferramentas capazes de auxiliar no diagnóstico do bullying, ajudando a romper as barreiras do silêncio que usualmente circundam esse fenômeno. Em seguida, será feita uma análise sobre a responsabilidade pelos atos de bullying praticados por menores no âmbito escolar, buscando evidenciar que o dever de vigilância imposto às instituições de ensino em relação aos educandos deve ser coordenado com o dever dos pais de educar os filhos e de dirigir-lhes a conduta. É o que se pretende apontar, traçando, para tanto, um estudo da responsabilidade civil por fato de terceiro, abrangendo tanto a responsabilidade dos pais pelos atos dos filhos menores, quanto a responsabilidade das instituições de ensino pelos atos dos educandos, salientando os pressupostos para a caracterização de ambas. Dessa maneira, espera-se revelar as peculiaridades do bullying, enquenti uma prática definida pela repetitividade das agressões das agressões físicas e/ou psicológicas dirigidas pelo agressor contra a vítima, em uma relação desigual de poder, o que faz com que a escola, sozinha, não possa enfrentar a situação, sendo imprescindível a colaboração dos pais para o alcance de uma solução adequada para os casos de bullying escolar.
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