Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: ESTUDO DE COORDENAÇÃO E SELETIVIDADE DA PROTEÇÃO DE UMA PLANTA INDUSTRIAL
Autor(es): TALLITA DA CUNHA DE SOUZA
Colaborador(es): MAURO SCHWANKE DA SILVA - Orientador
JUAN LOURENCO FANDINO LANDEIRA - Coorientador
Catalogação: 12/DEZ/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22381@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22381
Resumo:
O projeto apresentado tem como objetivo a elaboração de um estudo de coordenação e seletividade do sistema elétrico de uma unidade de uma refinaria de petróleo. Ele consiste em definir os ajustes dos dispositivos de proteção pré-definidos, com auxílio dos dados nominais e curvas de dano dos equipamentos elétricos a partir de gráficos tempo versus corrente fornecidas pelo software PTW (Power Tools for Windows). Este trabalho foi desenvolvido em duas etapas. Inicialmente os conceitos básicos sobre dispositivos de proteção, equipamentos elétricos e as prováveis falhas que podem ocorrer em tais, são introduzidos. Já na segunda metade é realizado um estudo de caso que representa um sistema industrial real, com seus níveis de curto-circuito máximos utilizados como premissas. Ajustes para ramos típicos são calculados e por fim, são apresentados, através de gráficos, os resultados obtidos na realização do projeto, percebendo assim que o sistema ficou seletivo e o objetivo foi alcançado.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF