Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: CRÉDITO E PRODUTIVIDADE RURAL
Autor(es): TOMAS GUANZIROLI
Colaborador(es): JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO - Orientador
Catalogação: 12/NOV/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22252@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22252
Resumo:
Este projeto pretende identificar se existe algum ganho de produtividade agropecuária em relação ao aumento do crédito rural no município. Este é um assunto relevante, pois além de ser um tema constituído de opiniões divergentes, sua conclusão pode aclarar algumas políticas públicas e incentivar formas mais eficientes de expansão da produção em economias em desenvolvimento. Para isso será importante esclarecer os possíveis mecanismos aonde crédito pode impactar produtividade. O método utilizado será original porque emprega dados no nível municipal, ao contrário dos estudos existentes que utilizam dados somente de países ou somente no nível do empresário rural. Para isso foi estabelecido um modelo onde um agropecuarista maximiza sua função de lucro, tomando como dado seu terreno. Hipóteses relevantes que foram consideradas são a presença de retornos decrescentes de escala, ambiente competitivo e homogeneidade entre os agricultores de um município. A estimação do modelo predefinido demonstra que o aumento do crédito rural em 100 por cento deve aumentar a produtividade em aproximadamente 10 por cento. Esses valores podem ser distintos entre regiões. Na seção 2 é feito uma breve revisão da literatura além da apresentação de alguns problemas a serem enfrentados. Na seção 3 apresenta-se o modelo a ser utilizado, semelhante ao de Assunção e Braido. Estatísticas da Base de Dados utilizada estão na seção 4. O capítulo seguinte e o apêndice concentram os resultados das regressões estimadas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF