Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A CRIAÇÃO DE VANTAGEM COMPETITIVA ORGANIZACIONAL A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DO CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS
Autor(es): ISABELA SEIXAS CORREA
RAISSA FRANCA AZEVEDO COUTO
Colaborador(es): ROBERTO PEIXOTO NOGUEIRA - Orientador
Catalogação: 05/NOV/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22226@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22226@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22226
Resumo:
A adoção do modelo de compartilhamento de serviços tem sido a estratégia de muitas empresas como forma de otimização de recursos e melhoria da qualidade dos serviços. Este trabalho pretende abordar os conceitos básicos de Centros de Serviços Compartilhados (CSC), os principais benefícios e impactos por ele gerados, os cuidados que devem ser levados em consideração na sua implementação, os principais processos e princípios operacionais que norteiam os Centros de Serviços Compartilhados, bem como as melhores estratégias para o processo de implementação do CSC em uma organização. Ainda, apresenta uma breve análise de uma pesquisa sobre CSC que aborda a utilidade desta forma de organização, no Brasil, realizado por uma importante empresa de consultoria empresarial. A análise engloba tambémo perfil de empresas que melhor se adaptam ao uso desta estratégia. É possível identificar os fatores críticos de sucesso e a importância da gestão de pessoas, serviços e tecnologia da informação (TI)para tal. Em destaque, o presente trabalhoreforça a contribuição dos CSC na busca constante de vantagem competitiva organizacional, possibilitando um aumento no desempenho da empresa no geral. Por fim, é apresentado um case de sucesso, de uma empresa brasileira, com implementação do CSC.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF