Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A ESCOLHA DA MATRIZ DE ENERGIA ELÉTRICA ÓTIMA NA ERA DO AQUECIMENTO GLOBAL
Autor(es): BRUNO CINELLI DO AMARAL
Colaborador(es): JULIANO JUNQUEIRA ASSUNCAO - Orientador
Catalogação: 21/OUT/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=22169@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.22169
Resumo:
Os planejadores econômicos centrais de todo o planeta têm-se encontrado, nas últimas décadas, diante de um clássico dilema dos prisioneiros, presente em escala global. A situação se constrói a partir dos efeitos do aquecimento global, que a cada dia se evidenciam de maneira mais incisiva, indicando perspectivas catastróficas em um futuro onde as emissões de poluição não tenham sido devidamente controladas. Por um lado, fica cada vez mais claro que os motivos para a aceleração do efeito estufa são oriundos de ações humanas, e que é do desejo de todos que as mudanças ocorram o mais rápido possível. No entanto, todos os países, individualmente, são fortemente induzidos a não cooperar com os demais nessa empreitada, e assim maximizar seu payoff em um nível de poluição além do tolerável. Para desenvolver essa análise qualitativa, são dispostas seis seções, com a seguinte lógica: no capítulo dois, o problema é abordado de forma abstrata, buscando a definição de quais serão as variáveis analisadas. A limitação da análise a um conjunto finito de dimensões permite uma abordagem mais sistemática, que é, portanto, menos suscetível às irracionalidades que assolam o debate em torno do setor energético. É com este objetivo que as tecnologias a serem comparadas ao longo do trabalho são brevemente descritas no terceiro capítulo. Na quarta seção, é feita uma análise dessas tecnologias, sujeita às limitações impostas nos capítulos anteriores. Na quinta seção, são expostos três casos concretos de matrizes de energia elétrica, que servem de exemplo para a aplicação da teoria desenvolvida. Os países escolhidos são o Brasil, a Alemanha e os Estados Unidos. A partir deste trabalho, o questionamento que se busca responder é: como se deve escolher, de forma economicamente racional, as fontes energéticas do futuro?
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF