Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADO ATRAVÉS DO DESENHO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO
Autor(es): RAPHAELA SILVA TOSTES FARIAS
Colaborador(es): MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT - Orientador
Catalogação: 27/AGO/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21930@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21930
Resumo:
Este trabalho discorre sobre a importância do desenho, enquanto manifestação simbólica, para o desenvolvimento infantil e como o mesmo pode representar o que uma criança comunica à sociedade. Partindo do pressuposto de que a criança é essencialmente realista ao desenhar, isto é, desenha mais o que sabe do que realmente vê de um determinado objeto, foi feita a análise de um caso clínico que teve o seu desenrolar no Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), entre Outubro de 2011 a Julho de 2012. Este estudo contou com os desenhos feitos por uma paciente de 10 anos, evidenciando uma conexão contextual, afetiva e terapêutica. Com isso, foi possível ressaltar o desenho como um estimado meio para a construção de significado, o qual se dispõe a favor da criança, bem como auxilia no trabalho do Psicólogo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF