Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: PATOLOGIAS NARCÍSICAS: A FACE CLÍNICA DO INDIVÍDUO CONTEMPORÂNEO
Autor(es): NATASHA MELLO HELSINGER
Colaborador(es): CLAUDIA AMORIM GARCIA - Orientador
Catalogação: 21/AGO/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21908@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21908
Resumo:
O presente trabalho se propõe a investigar a questão narcísica nos estados limítrofes de analisabilidade (Green, 1975), situando-os no contexto da sociedade atual. Primeiramente iremos apresentar as principais características que marcam o contexto contemporâneo, indicando como essas propiciam a emergência de traços narcísicos e que efeitos provocam nos processos de constituição psíquica. Contemplaremos as contribuições freudianas, demonstrando como o estatuto do narcisismo foi se modificando durante a constituição da obra freudiana. Em seguida, discutiremos os conceitos de narcisismo positivo e narcisismo negativo propostos por Green (1988), articulando-os com a patologia limítrofe. Esta é caracterizada por uma dificuldade de delimitar os limites psíquicos e construir fronteiras entre eu-outro, propiciando, assim, a fragilização narcísica e o desinvestimento objetal.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF