Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DO ESTRUTURAL AO SOCIAL: O SUJEITO PÓS-MODERNO ENTRE PRAZERES E DESPRAZERES
Autor(es): MICHELLE MOREIRA PASTORINI
Colaborador(es): LIDIA LEVY DE ALVARENGA - Orientador
Catalogação: 20/AGO/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21899@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21899
Resumo:
O presente trabalho parte da constituição do sujeito sob a perspectiva Freudiana e Lacaniana para chegar a uma concepção do mesmo enquanto portador de uma falta - que se presentifica em todos os campos de sua vida. Por estar inserido em uma civilização, o sujeito é susceptível ao mal-estar decorrente de ter que renunciar às suas satisfações. Com isso, objetivou-se pensar esse sujeito faltoso inserido no cenário pós-moderno, dotado de características próprias, e que engendra novos tipos de sofrimento – desamparo -, bem como novas saídas para lidar com esses impasses. A discussão se dá em torno das formas inéditas de mal-estar instauradas na sociedade atual, bem como das vias criadas pela ciência e pelo capitalismo para dar conta disso. O consumismo e as drogas, enquanto saídas típicas do sujeito pós-moderno, são destacados por evidenciarem o caráter de vazio presente nas compulsões e apontarem para os processos identificatórios difusos característicos da atualidade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF