Título: | O FENÔMENO BULLYING E A TEORIA BIOECOLÓGICA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | ||||||||||||
Autor(es): |
MARCELA DE SOUZA NEVES COCHRANE |
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Colaborador(es): |
MARIANGELA DA SILVA MONTEIRO - Orientador |
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Catalogação: | 14/AGO/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21868@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21868 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este ensaio tem por objetivo proporcionar um melhor esclarecimento sobre o fenômeno bullying, que vem se tornando um problema crescente dentro das escolas de todo o mundo. Existe uma linha tênue que separa o bullying das demais brincadeiras, consideradas inofensivas, de comum ocorrência entre jovens em idades escolares, e o estudo ajudará a elucidar os leitores sobre essa sutil e significativa diferença. Será mostrando também que a escola acaba tornando-se refém dos meios de educação não-formais, subdivididos em quatro sistemas, definidos por Urie Bronfenbrenner: microssistema, mesossistema, exossistema e macrossistema. Através das definições da Teoria Bioecológica de Desenvolvimento Humano, será feita uma relação entre a rede de sistemas e a ocorrência do fenômeno nas instituições educacionais. A principal intensão é mostrar que o problema vai muito além das nossas salas de aula, mas que as propostas de controle, combate e prevenção podem ser mais simples e possíveis do que se imagina.
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