Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O BRINCAR: UMA VISÃO PSICANALÍTICA
Autor(es): JULIANA LOPES LAGE
Colaborador(es): MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT - Orientador
Catalogação: 05/JUL/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21719@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21719
Resumo:
O presente trabalho busca estudar o brincar tendo como base teórica os conceitos de importantes autores da psicanálise, iniciando com as contribuições precursoras de Melaine Klein e destacando a importância das contribuições de Winnicott, que influenciaram autores contemporâneos como Gilberto Safra e Maria Ivone Lins. A partir do conhecimento adquirido ao longo do trabalho e a vivência clínica optou-se por analisar o aparecimento do brincar como um mecanismo importante no trabalho com uma família atendida no SPA da Puc-Rio. Por meio da teoria de Winnicott e seus contemporâneos, a análise do caso levou em conta como o brincar foi importante para a criança conquistar um espaço e estabelecer uma comunicação com os pais no setting terapêutico.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF