Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O ARQUÉTIPO TRAVESTIDO: MITOS QUE PERSONIFICAM E ESTRUTURAM O TRAVESTI
Autor(es): EDSON ABDON PEIXOTO FILHO
Colaborador(es): LIDIA LEVY DE ALVARENGA - Orientador
Catalogação: 21/JUN/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21700@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21700
Resumo:
Faz-se aqui uma breve análise da constituição da personalidade do travesti, deixando de defini-lo a partir de sua sexualidade e passando a olhá-lo como uma forma de constituir-se sujeito e de ser/estar no mundo independentemente do sexo, gênero ou orientação sexual. A partir da dualidade/polaridade entre o feminino (anima) e masculino (animus) introduz-se as implicações arquetípicas decorrentes desse papel que o travesti desempenha no mundo e da forma como o seu ego gosta de ser reconhecido no contexto social (máscara ou persona). Perscruta-se e delineia-se a existência de um arquétipo andrógino no travesti, verificando, ainda, como o travestismo aparece na mitologia dos povos primitivos.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF