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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: EDUCAÇÃO INCLUSIVA, PONTOS E CONTRAPONTOS: ABORDAGENS A PARTIR DO TRABALHO DE CAMPO
Autor(es): DENIVALDO DOS SANTOS
Colaborador(es): MARIA HELENA RODRIGUES NAVAS ZAMORA - Orientador
Catalogação: 14/MAI/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21576@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21576
Resumo:
Este trabalho tem por objetivo problematizar a temática da Educação Inclusiva, a partir da contextualização histórica sobre a Deficiência e as várias facetas da exclusão. Iniciando-se pela antiguidade, passando pela modernidade aporta-se as novas concepções epistemológicas da Pós- Modernidade, que deram origem a novos posicionamentos e interpretações a cerca da Diferença e da Subjetividade, como fundante do debate sobre a inclusão, e o qual gerou a conscientização crítica que tornou possível a elaboração de leis, estatutos, normas e resoluções, bem como a implantação de politicas, metodologias e práticas educacionais numa perspectiva inclusiva. Ilustra-se a problematização teórico-crítica com a apresentação de quatro casos de ações concretas, ora excludentes ora inclusivas, no trato com educandos portadores de necessidades especiais, observados durante estagio supervisionado em trabalho de campo.
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