Título: | TRANSTORNOS DA ALIMENTAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA | ||||||||||||
Autor(es): |
CAROLINA DAMASIO CAMARGO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MARIA INES GARCIA DE FREITAS BITTENCOURT - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 13/MAI/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21558@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21558 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho trata da questão dos transtornos alimentares da primeira infância, suas classificações e sua definição para que haja o diagnóstico precoce. Compreende-se que estes transtornos podem ser causados por problemas no vínculo afetivo mãe-bebê. Para demonstrar essa assertiva é feita uma revisão bibliográfica sobre as relações iniciais mãe-bebê e suas implicações para o desenvolvimento emocional e psíquico da criança. A partir dos estudos realizados pelos diversos autores, fica evidenciado que os primeiros contatos da criança com a figura materna são baseados nos processos alimentares, como a amamentação e a alimentação. O presente trabalho destaca a importância destes não serem reduzidos a uma satisfação da necessidade biológica. Acredita-se que este é um momento onde há um envolvimento emocional e afetivo da mãe com seu filho. Finalmente, são abordados alguns casos clínicos de forma a ilustrar o cenário no qual ocorria a alimentação de crianças que apresentaram distúrbios alimentares.
|
|||||||||||||
|