Título: | O CONCEITO FREUDIANO DE FANTASIA E SUA RELAÇÃO COM OS PROCESSOS CRIATIVOS | ||||||||||||
Autor(es): |
BRUNA COSTA PEIXOTO PRIMO |
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Colaborador(es): |
GUILHERME GUTMAN CORREA DE ARAÚJO - Orientador |
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Catalogação: | 03/MAI/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21549@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21549 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Nossa análise do processo de criação artística se baseia no conceito de fantasia estruturado por Freud. Faremos um trajeto que parte dos primórdios dos escritos psicanalíticos à relação que se faz, na obra freudiana, do ato de fantasiar ao ato criativo. A produção de arte se dá por mecanismos de sublimação e se associam ao brincar infantil e às construções fantasísticas pelas quais o neurótico remonta fragmentos de sua realidade. Regido pelo princípio de realidade, o indivíduo posterga o prazer, alcançando-o parcialmente por meio da construção de fantasias. O artista cria a partir da própria realidade, sendo esse material artístico um intenso representante de seus processos subjetivos e inconscientes. Observa-se esse encadeamento no estudo Freudiano sobre Leonardo da Vinci e lança-se, ainda, um olhar sobre Woody Allen e a relação intrínseca que o artista expressa entre a vida e a arte.
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