Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O LUGAR DA UTI NEONATAL NA CONSTRUÇÃO DA PARENTALIDADE: PALCO DE TRAUMA OU DE SUSTENTAÇÃO?
Autor(es): ANA LUISA BARBOSA TORREAO DAU
Colaborador(es): SILVIA MARIA ABUJAMRA ZORNIG - Orientador
Catalogação: 02/MAI/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21544@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21544
Resumo:
O presente trabalho visa refletir sobre a importância da UTI neonatal no processo de construção da parentalidade. Com a finalidade de atingir tal objetivo foram revisitados alguns conceitos psicanalíticos freudianos e winnicottianos como trauma, holding e preocupação materna primária. A contribuição de Winnicott sobre o trauma foi privilegiada enquanto referencial teórico do texto. Foi feita uma breve revisão da literatura médica e psicológica sobre o bebê prematuro, o espaço da UTI neonatal tradicional e suas especificidades e a experiência dos pais de bebês pré-termo. Trabalhou-se com a hipótese de que a UTI neonatal é um possível espaço de sustentação tanto para os pais quanto para o bebê, tomando por base o conceito winnicottiano de holding (Winnicott, 1960) e a política de humanização do Ministério da Saúde, com foco na Norma de Atenção Humanizada ao Recém-nascido de Baixo Peso (Método Canguru).
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF