Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O COMÉRCIO SINO-BRASILEIRO: DETERMINANTES E PERSPECTIVAS
Autor(es): CHRISTIANE SZERMAN
Colaborador(es): ELIANE GOTTLIEB - Orientador
Catalogação: 16/ABR/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21508@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21508
Resumo:
Hoje em dia, como efeito do processo de globalização, é cada vez mais notória a existente integração cultural, política, social e econômica. Quanto à última, há a integração dos mercados de bens e serviços e a dinamização dos fluxos de mercadorias e capital. É um fenômeno mundial e, dentre os efeitos, a mobilidade dos fluxos financeiros através das fronteiras nacionais possibilitou que recursos fossem cada vez mais canalizados aos países emergentes. O Brasil, por exemplo, beneficiou-se com a retomada crescente dos investimentos estrangeiros diretos (IDE). Dentre os principais personagens, senão o principal, destaca-se a China, cujo desenvolvimento acelerado foi fruto do início da abertura econômica e sua reformulação, mediante mudanças adotadas por Xiaoping, que modificou a estrutura econômica do país. De fato, desde 1979, a taxa média anual de crescimento do PIB tem atingido impressionantes 9,6 por cento. As reformas implementadas foram inspiradas no milagre asiático, ocorrido após a Segunda Guerra Mundial, sobretudo desde os anos 60, iniciado pelo Japão e emulado pelos Tigres Asiáticos. A estratégia adotada foi sustentar o crescimento econômico através de exportações aos mercados com alto nível de consumo, sobretudo o norte-americano.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF