Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ESTOQUE DE PEÇAS DE REPOSIÇÃO EM UMA CADEIA DE SUPRIMENTOS MULTICAMADAS
Autor(es): RAFAELA FEIJO CHALREO MARTINS
SERGIO OMARI ROMANI
Colaborador(es): PAULO SOARES ALVES CUNHA - Orientador
Catalogação: 16/ABR/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21500@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21500
Resumo:
O intuito deste projeto é estudar e entender a complexidade das características das peças de reposição, assim como a complexidade de alocar essas peças em uma cadeia de suprimentos multicamadas, baseando-se em um artigo escrito em 1986 por Kamran Moinzadeh e Hau L. Lee. Como será discutido nesse projeto, o controle de estoques é muito crítico para a maioria das empresas devido ao alto custo associado aos ativos em questão. As peças de reposição são um caso peculiar destes itens devido à complexidade em desenvolver modelos de estoque para controlá-las. O gerenciamento dessas peças envolve altos custos, os quais podem estar associados ao fato de se estocar uma peça, ou o custo que a falta de uma peça acarreta em um processo produtivo. Isso torna os estudos sobre esse tipo de item cada vez mais importante, na medida em que as empresas buscam a maximização de seus lucros. Para o maior entendimento do assunto, alguns conceitos técnicos serão abordados em um primeiro momento, a fim de aprofundar nossos conhecimentos sobre peças de reposição. Em seguida, será apresentado e discutido um modelo de custo de estoques de itens de reposição multicamadas, proposto pelo artigo no qual esse projeto se baseia. Esse modelo possui três variáveis de decisão: o tamanho do lote de encomenda (Q), o nível de estoque no depósito e nos sites que compõe o sistema. Para resolvê-lo, é proposto, no artigo, um método de aproximação para estimar o estoque ótimo total do sistema e o número total de lotes não atendidos, e, a partir desses valores, calcular o valor ótimo de Q. Por fim, a eficiência desse método é avaliada, e o mesmo método de aproximação é utilizado para criar uma relação analítica simples a fim de testar quando a política de estoque (S-1, S) é ou não é uma política ótima para esse tipo de sistema de estoque.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF