Título: | A ECONOMICIDADE DOS CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO: O CASO DA LE BISCUIT | ||||||||||||
Autor(es): |
GUILHERME PONCE DE ANDRADE BOTELHO
RAFAEL OLIVEIRA DE SOUZA |
||||||||||||
Colaborador(es): |
NELIO DOMINGUES PIZZOLATO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 16/ABR/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21498@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21498 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho objetiva discutir e especialmente quantificar a economicidade dos centros de distribuição. A metodologia deste estudo é composta por parcelas qualitativas e quantitativas, aplicadas ao caso da empresa de varejo Le Biscuit. As vantagens competitivas decorrentes da adoção de um centro de distribuição materializam-se na redução dos custos com estoques nas lojas, na redução do custo de transporte, na centralização dos controles, no aumento de espaço nobre disponível nas lojas e na diminuição do manpower utilizado para recepção de mercadorias nas lojas. Os ganhos advindos dessas vantagens superam os custos necessários à operação de um centro de distribuição de maneira significativa. Neste contexto de enorme economicidade, os centros de distribuição tornam-se um grande fator de diferenciação competitiva e cada vez mais vão se tornando comuns entre as grandes redes de varejo. A implantação de CD’s pode ser comparada a um Ovo de Colombo, já que depois de implantado por uma empresa, os centros de distribuição passaram a ser adotados por diversas outras. Uma alternativa que antes parecia custosa e de difícil implantação, hoje mostra-se como uma das principais soluções para que uma empresa possa reduzir custos e simultaneamente aumentar seu nível de serviço ao cliente.
|
|||||||||||||
|