Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ESTUDO SOBRE IMPORTÂNCIA DO SETOR FERROVIÁRIO NO BRASIL E PANORAMA DA INFRAESTRUTURA NO PAÍS
Autor(es): LUIS FELIPE DALE SUCUPIRA
ROBERTO MARCHIORI NETTO
Colaborador(es): ROBERTO PEIXOTO NOGUEIRA - Orientador
Catalogação: 16/ABR/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21487@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21487
Resumo:
Esse estudo tem por objetivo analisar a importância do modal ferroviário para a logística brasileira e as principais soluções para potencializá-lo. Para alcançá-lo, o trabalho foi dividido em quatro seções. Na primeira delas, foi dado um panorama geral da infraestrutura no Brasil, contemplando aspectos como demanda, a relação do setor com o risco Brasil e exemplos de grandes projetos de infraestrutura. Com base no estudo do setor de infraestrutura brasileiro, foi analisado, especificamente, o modal ferroviário do país. Essa etapa do estudo aprofundou tópicos como o histórico e importância do modal, principais obras e projetos ferroviários e uma projeção da capacidade que pretende ser atendida nos próximos anos. A partir desses dados, em um terceiro momento do estudo, foram analisados os principais riscos presentes em obras e investimentos em infraestrutura e ferrovias. Nessa etapa, tanto os aspectos negativos das obras correntes, quanto a relação com o Risco Brasil, foram explorados. Por último, utilizando como base as informações do estudo, foi proposto um modelo eficiente de gerência e concessão do modelo ferroviário brasileiro.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF