Título: | ESTRUTURA DE GOVERNANÇA HÍBRIDA: JOINT VENTURE: ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA ARMAMENTISTA | ||||||||||||
Autor(es): |
ANTONIO MANOEL EYER DA COSTA SANTOS LUCAS ALMEIDA PEREZ RIBEIRO |
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Colaborador(es): |
LINCOLN WOLF DE ALMEIDA NEVES - Orientador |
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Catalogação: | 15/ABR/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21460@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21460 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
A monografia aqui escrita tem como objetivo estabelecer uma comparação entre um caso real de Joint Venture e as bases teóricas que a norteiam. A fim de se alcançar tal alvo, estudou-se a teoria dos custos de transação de Williamson (1979, 1985 e 1996), que culminou no estabelecimento de três tipos distintos de governança: mercado, híbrida e hierárquica, as quais se distinguem em três aspectos primordiais: tipos de contrato, habilidade a adaptação e instrumentos de controle e incentivo.
Estabelecidos esses pilares teóricos, fez-se uma pesquisa sobre as estruturas que embasam a formação de uma Joint Venture, explicitando assim: as características legais e funcionais, as vantagens e desvantagens na formação da sociedade e os possíveis problemas na constituição da mesma.
No estudo de caso, é apresentado o exemplo de uma Joint Venture na indústria armamentista brasileira, a sociedade ICN (Itaguaí Construções Navais), que possui como finalidade a construção de submarinos para a Marinha do Brasil.
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