Título: | BÔNUS POR DESEMPENHO DE PROFESSORES: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA CARIOCA | ||||||||||||
Autor(es): |
THIAGO DE LUCENA COELHO |
||||||||||||
Colaborador(es): |
CLAUDIO ABRAMOVAY FERRAZ DO AMARAL - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 27/MAR/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21411@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21411 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Seguindo a tendência Brasileira a cidade do Rio de Janeiro adotou em julho de 2009 um programa de bônus por performance à seus professores. Este trabalho se propõe a avaliar o impacto de tal programa sobre as notas dos alunos do primeiro e segundo ciclo. Através da metodologia conhecida como diferenças-em-diferenças, encontramos impactos significativos e de grande magnitude para alunos do quinto ano. Esses resultados se mostram robustos à introdução de índices econômicos e comportamentais. Também encontramos um impacto significativo, mas de pequena magnitude, para as notas de português do nono ano. Não encontramos evidência de que o canal pelo qual esse aumento se deu foi através de mais tarefas para casa ou mais incentivos ao alunos.
|
|||||||||||||
|