Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: DIMENSIONAMENTO DE UMA ESTAÇÃO DE RECICLAGEM DE ÁGUA CINZA UTILIZANDO A TECNOLOGIA BIORREATOR COM MEMBRANAS (BRM)
Autor(es): GUILHERME DALLORA MORAES
Colaborador(es): ROBERTO BENTES DE CARVALHO - Orientador
Catalogação: 25/MAR/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21373@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21373
Resumo:
Os recursos hídricos são bens valiosos que fazem parte da maioria das atividades produtivas que o homem desenvolveu, cumprindo importante papel biológico e social, já que não há vida sem água. Neste contexto, a crescente escassez mundial de água potável é uma preocupação iminente neste novo milênio. Para combater essa escassez, vários países vêm tentando explorar fontes alternativas. Entre as soluções em estudo, uma tem se destacado nas últimas décadas: a utilização de água cinza tratada para reuso em fins não-potáveis tais como irrigação de áreas, descarga sanitária, lavagem em geral, água de construção civil, dentre outras. Além do incentivo do governo para a descentralização do tratamento de esgoto, a economia de água gera uma grande economia na receita de um condomínio. No presente projeto relatório foi realizado o dimensionamento de uma estação de reciclagem de água cinza para um condomínio com 1600 habitantes. A tecnologia escolhida para a estação de tratamento foi a BRM, ou seja, biorreatores de membrana que é o acoplamento direto de um sistema de micro ou ultrafiltração a um reator biológico, eliminando a sedimentação tradicional, gerando um tempo de residência menor e um efluente mais limpo. Essa tecnologia foi escolhida, pois é muito robusta e possui uma grande eficiência. A água será tratada devido as normas da ABNT e usada novamente em descarga vasos sanitários, assim diminuindo o consumo total de água de 33 por cento. O investimento feito no processo é de cerca de 305.000,00 de reais tendo um payback no Rio de Janeiro de 8 meses e em São Paulo de 4, ou seja, é um investimento economicamente viável e uma ótima forma de economizar com a conta de água, ajudando assim o meio ambiente.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF