Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: FERRAMENTAS DE COMBATE À INFLAÇÃO DURANTE A NOVA REPÚBLICA
Autor(es): PEDRO DE SOUZA DANTAS
Colaborador(es): LUIZ ROBERTO DE AZEVEDO CUNHA - Orientador
Catalogação: 22/MAR/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21363@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21363
Resumo:
Apresentarei uma descrição e análise dos diversos planos econômicos e as ferramentas aplicadas à economia em busca do controle inflacionário a partir de 1984. Congelamento de preços, reajustes salariais, ajuste fiscal e monetário são alguns exemplos de ferramentas utilizadas. Farei um resumo dos motivos históricos para a hiperinflação vivida no Brasil e os obstáculos que isso impunha ao crescimento da nossa economia. Vou descrever os planos econômicos colocados em prática a partir da Nova República (1985), analisando seus objetivos, propostas de aplicação, resultados, erros e acertos. A monografia esta organizada em três capítulos: Aspectos Históricos determinantes para os Planos Econômicos da Nova República; Planos Econômicos na Nova República e Plano Real: Uma história de Sucesso. Pretendo realizar uma breve análise sobre as raízes da inflação no Brasil, fazer uma síntese da situação econômica vigente no começo dos anos 80 e analisar a fundo os objetivos, similaridades, ferramentas usadas, diferenças e resultados de todos os planos lançados durante a Nova República. Pretendo demonstrar os mecanismos ortodoxos e heterodoxos de atuação sobre a economia. De acordo com o pensamento ortodoxo, a inflação é decorrente do processo de emissão monetária devido ao déficit público, elevando a demanda e consequentemente a alta dos preços. O controle inflacionário é vital para o crescimento sustentável de uma nação. Para a corrente heterodoxa, a inflação pode ser combatida sem o controle da demanda e sim com a intervenção estatal promovendo congelamento de preços e salários por exemplo. Quero avaliar a situação sociopolítica que precedeu o Plano Real e detalhar os aspectos do plano: sua natureza, seus objetivos, método de implantação e seus impactos e resultados. Pretendo provar os motivos do seu sucesso.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF