Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: KENEYSIANISMO E A RECUPERAÇÃO ECONÔMICA FRANCESA APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL
Autor(es): LUIZ FERNANDO MENDES DE ALMEIDA NETO
Colaborador(es): MARCIO SCALERCIO - Orientador
Catalogação: 20/MAR/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21337@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21337
Resumo:
Após a Segunda Guerra Mundial a França estava do lado vencedor, mas também estava destruída econômica e socialmente. Devida a sua politica econômica de recuperação no período do pós-guerra, liderada por Jean Monnet, o país pôde de fato se recuperar e retornar ao seu status de país potência. De que forma essas políticas econômicas de recuperação francesa se aplicam a teoria keynesiana? Essa é a questão principal que esse trabalho pretende responder. O presente trabalho fará uma análise da teoria de Keynes a fim de identificar suas características fundamentais e suas implicações práticas especificamente no contexto Francês. A análise das políticas econômicas de recuperação da França será feita com base em três pontos principais. Além disso, também será abordada a situação francesa no pós-guerra, os planos econômicos que foram elaborados e seus resultados. O foco central será os planos idealizados pelo principal líder, no âmbito econômico, dessa recuperação, Jean Monnet. As análises serão feitas com base na literatura pertinente ao tema.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF