Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: A RELAÇÃO ENTRE CRÉDITO CONSIGNADO E CONSUMO DE BENS DURÁVEIS NA TERCEIRA IDADE: 2003 A 2009
Autor(es): CAMILLE VALVERDE SERRA DA FONSECA
Colaborador(es): JOSE MARCIO ANTONIO GUIMARAES DE CAMARGO - Orientador
Catalogação: 12/MAR/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21282@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21282
Resumo:
O Brasil é uma promessa econômica para o futuro, que nos últimos anos conseguiu reduzir a desigualdade e crescer a renda per capta familiar, levando a um crescimento das classes econômicas, principalmente a classe C. Essa melhoria aumentou a expectativa de vida e trouxe o envelhecimento da população. O aumento do consumo da terceira idade fomenta a economia e pode estar relacionado ao aumento de oferta de crédito consignado disponível para aposentados e pensinistas do INSS. Foram escolhidos os anos de 2003 a 2009 como referência de análise, e foram extraídos os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – PNAD, do Ministério da Previdência Social – MPS e do Banco Central do Brasil – BACEN. Com isso, foi possível apresentar evidências de que o crédito consignado para aposentados e pensinistas do INSS pode estar relacionado ao aumento no consumo de bens duráveis feito pela terceira idade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF