Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: POLÍTICA FISCAL ÓTIMA E DÍVIDA PÚBLICA
Autor(es): ALESSANDRO TOLOMIOTTE RIVELLO
Colaborador(es): AFONSO SANTANNA BEVILACQUA - Orientador
Catalogação: 06/MAR/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21262@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21262
Resumo:
Tendo em vista as dificuldades financeiras na Europa a Comissão Europeia, em 7 de Junho, criou o European Financial Stability Facility (EFSF) inicialmente com capital de 440 bi de euros, mas capacidade de empréstimo de apenas 250 bi de euros uma vez que grande parte do seu patrimônio deveria ser mantido no mecanismo para que seu custo de captação fosse baixo. O EFSF tem por objetivo ... collect funds and provide loans in conjunction with the IMF to cover the financing needs of euro area Member States in difficulty, subject to strict policy conditionality..., conforme o documento de sua criação. Os mercados, apreensivos quanto à sustentabilidade das dívidas públicas, fizeram as taxas de juros dos títulos de dívida soberana subirem sem parar (no início de Julho as taxas da Grécia estavam na faixa de 11 por cento). A subida das taxas começou a gerar um medo de default, por enquanto só da Grécia, que por sua vez dificultava a situação dos bancos. As preocupações com a posição dos bancos em uma situação de default grego foram reduzidas em 23 de Julho com a divulgação do resultado de um teste de stress feito no sistema bancário europeu (ECB timeline). Embora o resultado demonstrasse certa resiliência do sistema bancário, um QEA do teste trazia a ressalva de que a força identificada ainda era muito dependente do suporte dos países a seus bancos o que, devido às incertezas do cenário macroeconômico futuro, deveria ser visto com ressalvas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF