Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: DIREITO E REVOLUÇÃO EM KANT
Autor(es): ANNA BEATRIZ ALVIM DA C P RODRIGUES
Colaborador(es): MARCELLO RAPOSO CIOTOLA - Orientador
Catalogação: 18/FEV/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21167@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21167
Resumo:
Esta monografia aborda a doutrina de Kant sobre Direito Publico Interno, em especial no que diz respeito à transição do estado de natureza a constituição da sociedade civil e a indagação sobre se, uma vez ingressados nesta condição jurídica, podem os cidadãos exercer alguma forma de resistência contra o poder instituído. Para tal fim, o presente trabalho parte dos conceitos e valores iluministas defendidos na filosofia política kantiana, e uma vez assentados os paradigmas prescritos por este filosofo, os contrapõe aos ideais que ensejaram o desencadeamento da Revolução Francesa, movimento que atraiu os olhares críticos e esperançosos de Kant. Desta forma, será viável, ao final, perceber as razões para os simultâneos horror e entusiasmo nítido do filósofo diante dos episódios revolucionários, e, do mesmo modo, analisar quais as formas de oposição política Kant entende legitimas.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF