Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: SONHO OU PESADELO NOS SUBÚRBIOS?: LEVITTOWN E A IDENTIDADE DA FAMÍLIA DO AMERICAN DREAM NOS ANOS 50
Autor(es): ROBERTA GUIMARAES VALLE
Colaborador(es): MARCO ANTONIO VILLELA PAMPLONA - Orientador
Catalogação: 07/FEV/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21141@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21141@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21141
Resumo:
A história de Levittown, subúrbio na região de Long Island, próximo à cidade de Nova York, se confunde com a história dos chamados Anos Dourados norte-americanos. Concebido e erguido pela família Levitt, Levittown revolucionou a construção civil do pós segunda Guerra Mundial, colocando em prática o conceito de produção em massa para casas pré-fabricadas. Sucesso de vendas graças à tecnologia de ponta aliada ao baixo custo, Levittown modificou o conceito de subúrbio até então existente: tornou-se o lar da classe média branca, afluente, principal representante do American dream e reverberou pelos demais suburbs do país o modelo de comunidade ali criado. No entanto, a década de 50, marcada pela luta entre norte-americanos e russos por hegemonia política e militar, também foi palco da Guerra Fria e ameaças de ataques nucleares. Neste contexto, o que se viu em Levittown e, por consequência, nos demais subúrbios brancos de classe média foi uma desesperada busca por segurança e estabilidade apoiada na tríade família, consumo e religião. A partir dos espaços de sociabilidade criados pelos seus próprios moradores, surgiu uma nova cultura de subúrbio duramente criticada por seu conformismo e homogeneidade.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF