Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: NOS MOLDES DA ARTE FRANCESA: O DESENVOLVIMENTO DA FUNDIÇÃO ARTÍSTICA VAL DOSNE E SUA ESTATUÁRIA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
Autor(es): LAURA DE ARAUJO JORGE COSENDEY
Colaborador(es): JOAO MASAO KAMITA - Orientador
Catalogação: 06/FEV/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21134@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21134
Resumo:
No Rio de Janeiro, chama a atenção entre o patrimônio monumental uma quantidade significativa de obras em ferro fundido. Quase a totalidade desse conjunto é proveniente de uma mesma origem: a Fundição Val d’Osne. Encomendadas entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do século XX, foram peças chave nas reformas urbanas e paisagísticas da cidade, parte do projeto de transformá-la conforme os padrões da civilização. O presente estudo consiste em reflexões sobre esse objeto, desde o contexto que representam, levantando possíveis motivações para sua colocação no espaço urbano. As obras são um rico exemplo da fundição artística, iniciativa que se desenvolvia nesse período, um híbrido entre o trabalho artesanal e a reprodução em série.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF