Título: | NOS MOLDES DA ARTE FRANCESA: O DESENVOLVIMENTO DA FUNDIÇÃO ARTÍSTICA VAL DOSNE E SUA ESTATUÁRIA NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO | ||||||||||||
Autor(es): |
LAURA DE ARAUJO JORGE COSENDEY |
||||||||||||
Colaborador(es): |
JOAO MASAO KAMITA - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 06/FEV/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21134@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21134 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
No Rio de Janeiro, chama a atenção entre o patrimônio monumental uma
quantidade significativa de obras em ferro fundido. Quase a totalidade desse
conjunto é proveniente de uma mesma origem: a Fundição Val d’Osne.
Encomendadas entre a segunda metade do século XIX e as primeiras décadas do
século XX, foram peças chave nas reformas urbanas e paisagísticas da cidade,
parte do projeto de transformá-la conforme os padrões da civilização. O presente
estudo consiste em reflexões sobre esse objeto, desde o contexto que representam,
levantando possíveis motivações para sua colocação no espaço urbano. As obras
são um rico exemplo da fundição artística, iniciativa que se desenvolvia nesse
período, um híbrido entre o trabalho artesanal e a reprodução em série.
|
|||||||||||||
|