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TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
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Título: ALÉM DO INSTANTE DECISIVO: OBJETIVIDADE E EXPERIMENTAÇÃO NA PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA DE GERALDO DE BARROS ENTRE 1948 E 1951
Autor(es): JULIA GOMES BARBOSA MOREIRA
Colaborador(es): JOAO MASAO KAMITA - Orientador
Catalogação: 06/FEV/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
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Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21132@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21132
Resumo:
A presente monografia trata da produção fotográfica de Geraldo de Barros (Chavantes, 1923 – São Paulo, 1998) realizada entre 1948 e 1951, início de sua formação artística, quando múltiplas e diversificadas influências se apresentavam para ele. É destacada a série Fotoformas, que inclui tanto obras abstrato-geométricas quanto fotografias com referente identificável. Apesar de formarem um conjunto heterogêneo, esses trabalhos apresentam em comum o fato de terem sofrido intervenções plásticas em diferentes momentos do processo fotográfico, que ganhou novas etapas além das tradicionais captação, revelação e ampliação. Sugere-se também que eles sejam precursores das tendências construtivas do país. Especialmente por causa das Fotoformas, Geraldo de Barros é considerado um dos pioneiros da fotografia moderna no Brasil. Cabe ressaltar, entretanto, que elementos caros à arte concreta, como, por exemplo, a geometria e a racionalidade, convivem nessas obras com o traço livre, o acaso e a subjetividade, demonstrando que a produção fotográfica de Barros não deve ser lida unilateralmente.
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