Título: | A GUERRA PINTADA: UMA IMAGEM DE NAÇÃO NAS TELAS DE VICTOR MEIRELLES E PEDRO AMÉRICO REFERENTES À GUERRA DO PARAGUAI | ||||||||||||
Autor(es): |
FELIPE BOTELHO ALVES FUSCO |
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Colaborador(es): |
RICARDO HENRIQUE SALLES - Orientador |
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Catalogação: | 05/FEV/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21123@1 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21123 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
Este trabalho pretende analisar três quadros executados no gênero Pintura Histórica por dois dos maiores nomes da pintura brasileira do século XIX, no âmbito da Academia Imperial de Belas Artes: Victor Meirelles de Lima e Pedro Américo de Figueiredo e Mello. Os ditos quadros retratam acontecimentos da Campanha do Paraguai, guerra de caráter nacional que opôs a Tríplice Aliança ao Paraguai, entre dezembro de 1864 e março de 1870. As telas são Batalha de Campo Grande, Batalha do Avahy e Combate Naval do Riachuelo. Executadas, todas, nas duas décadas subsequentes ao conflito com o Paraguai e encomendadas e compradas pelo Estado Imperial brasileiro, as telas materializam uma determinada imagem de nação que se apresenta em oposição à imagem do inimigo, refletem o projeto nacionalista imperial e a imagem que a sociedade brasileira tinha de si mesma. Além disto, acredita-se que estas obras também apresentam indícios de mudança nesta imagem de nação devido aos choques políticos e sociais desencadeados pela guerra. Este estudo busca compreender o significado deste tipo de trabalho artístico de cunho patriótico justamente no momento de decadência da monarquia brasileira, procurando inseri-los em seu contexto de produção e relacioná-los com os ideais de modernidade e de nação que tiravam do Estado Imperial brasileiro a ação hegemônica na produção de símbolos da nacionalidade.
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