Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: SELEÇÃO SOCIAL: MIGUEL COUTO E O ANTINIPONISMO NA PRIMEIRA REPÚBLICA
Autor(es): BIANCA SAYURI MIKI
Colaborador(es): MAURICIO BARRETO ALVAREZ PARADA - Orientador
Catalogação: 01/FEV/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21092@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21092
Resumo:
O presente trabalho discute a presença do antiniponismo no meio intelectual brasileiro durante o período da Primeira República a partir da figura do médico Miguel Couto (1865-1934) e a sua obra Seleção Social. Publicada em 1930 como resultado da compilação dos artigos escritos para o periódico O Jornal entre os anos de 1924 e 1925, a obra foi um exemplo do posicionamento público desse intelectual contra a vinda dos imigrantes japoneses. Nela, Miguel Couto desqualificou racialmente esses imigrantes e denunciou a vinda deles ao Brasil como parte de um plano expansionista que visava transformar o país em uma área de influência do Japão. Portador de credenciais que lhe davam autoridade e suporte científico para interferir tanto no campo médico quanto político, Couto apresentou argumentos antinipônicos que se adequavam ao contexto políticosocial do país naquele período.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF