Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: REINICIO DE ESCOAMENTO DE MATERIAIS VISCOPLASTICOS EM UM TUBO
Autor(es): WANDER BARBALHO LEITE
Colaborador(es): MONICA FEIJO NACCACHE - Orientador
Catalogação: 01/FEV/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21088@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21088
Resumo:
Um dos principais problemas enfrentados por industriais petrolíferas no funcionamento de oleodutos submarinos é o reinicio do escoamento após uma parada na produção. Durante o processo de retirada de petróleo desde o seu reservatório até a plataforma, o oléo é exposto a uma brusca troca de calor devido a alta temperatura que se encontra e a temperatura encontrada no fundo do mar. Esse fenômeno é intensificado quando ocorre alguma parada na linha, ocorrendo com isso a cristalização de parafina que podem bloquear totalmente o duto. Para que ocorra o reinicio do escoamento será necessária uma pressão maior que a aplicada com o duto desbloqueado. Portanto é de fundamental importância a descoberta da pressão mínima necessária para que o ocorra o reinício do escoamento. Para tal foi realizado uma bancada experimental onde serão feitos todos os testes, utilizando amostras de petróleo e usando o óleo vegetal como fluido para desbloquear o tubo será possível obter o tempo de reinício a partir de diferentes pressões e diferentes níveis de cristalização do óleo parafínico.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF