Título: | ANÁLISE DO DESEMPENHO DE UM VEÍCULO DE COMPETIÇÃO BASEADA EM AQUISIÇÃO DE DADOS | ||||||||||||
Autor(es): |
JOAO MAURO CHAIR SCALABRIN |
||||||||||||
Colaborador(es): |
MAURO SPERANZA NETO - Orientador |
||||||||||||
Catalogação: | 31/JAN/2013 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
||||||||||
Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
||||||||||||
Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=21072@1 |
||||||||||||
DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.21072 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
O objetivo deste projeto é avaliar o desempenho dinâmico de veículos de competição a partir dos dados aquisitados por equipamento dedicado, instalado no veículo, durante voltas em um circuito fechado, através dos sinais de comando (posição dos pedais do acelerador e freio e ângulo de esterçamento do volante) e da RPM. Serão determinados comportamentos dinâmicos do veículo, entre eles os comportamentos subesterçante, neutro ou sobresterçante, fundamentais para avaliação do desempenho do veículo e do piloto que o conduz. A partir desta análise pode-se, entre outras ações, estabelecer uma regulagem específica para o veículo, alterar as atitudes do piloto ou definir a trajetória mais adequada no circuito. Neste trabalho serão empregadas técnicas de tratamento e processamento de dados, ferramentas de otimização e de análise e simulação de sistemas dinâmicos.
|
|||||||||||||
|