Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ACESSIBILIDADE DO LEITOR DE TELAS NON VISUAL DESKTOP ACCESS (NVDA)
Autor(es): ELIZABETH VIANA LIMA
Colaborador(es): CLARISSE SIECKENIUS DE SOUZA - Orientador
Catalogação: 15/JAN/2013 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20991@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20991
Resumo:
Este estudo investiga, através da análise e avaliação de aspectos de interação humano-computador, questões de usabilidade em aplicações para promover acessibilidade, distribuídas como software livre. O trabalho, de natureza qualitativa, teve por foco o uso de um simulador de financiamento habitacional online auxiliado pelo NVDA, um leitor de telas desenvolvido como free/libre open source system (FLOSS). O fato de programadores estarem mais concentrados nas funcionalidades do aplicativo desenvolvido ao invés de sua eficiência e utilidade em situação de uso pode contribuir para uma rejeição prematura deste sistema. O estudo se realizou com um número reduzido de participantes cegos, que utilizam tecnologias assistivas para navegar na Internet. Eles utilizaram o NVDA para realizar uma atividade específica com o simulador de financiamento da Caixa Econômica Federal. Além Este relatório pode auxiliar na conscientização de desenvolvedores para a necessidade de entender e trabalhar o desejo e as necessidades do usuário final, especialmente quando se trata de software livre – FLOSS – que pode representar o único meio de acesso a tecnologias digitais para usuários portadores de deficiência.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF