Título: | MODELAGEM, SIMULAÇÃO E CONTROLE DE ELEVADORES DE TRAÇÃO BIDIMENSIONAIS | ||||||||||||
Autor(es): |
VIVIAN SUZANO MEDEIROS |
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Colaborador(es): |
MAURO SPERANZA NETO - Orientador |
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Catalogação: | 12/DEZ/2012 | Língua(s): | PORTUGUÊS - BRASIL |
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Tipo: | TEXTO | Subtipo: | TRABALHO DE FIM DE CURSO | ||||||||||
Notas: |
[pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio. [en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio. |
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Referência(s): |
[pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20859@1 [en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20859@2 |
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DOI: | https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20859 | ||||||||||||
Resumo: | |||||||||||||
No presente projeto, desenvolveu-se, e validou-se através de simulações computacionais, um modelo dinâmico para um sistema elevador de tração com movimento em um plano: as translações verticais da estrutura do elevador e longitudinais de um veículo que se desloca sobre a estrutura. Tal modelo foi empregado para o tratamento do controle de velocidade e posição vertical da estrutura, da sua estabilidade no plano vertical-longitudinal, e do controle de velocidade e posição do veículo.
A atuação para os dois deslocamentos foi executada através de motores elétricos de corrente contínua e elementos de transmissão típicos (polias, cabos, engrenagens pinhão-cremalheira, entre outros) e o movimento foi monitorado através de acelerômetros e giroscópios instalados no veículo. A partir dessas medidas, foram estabelecidas leis de controle que garantam simultaneamente as características desejadas para os dois movimentos. Além disso, foram utilizados dados de um equipamento real, a partir dos quais foram definidos parâmetros para um equipamento em escala.
Neste trabalho foram empregadas, além das ferramentas de modelagem, análise, simulação e controle de sistemas dinâmicos, as leis de similaridade aplicadas a sistemas eletromecânicos.
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