Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÁLISE DO PROCESSO DE DESLOCAMENTO TURBULENTO DE LÍQUIDOS EM ANULAR DE POÇO
Autor(es): SIMONE BOCHNER DE ARAUJO
Colaborador(es): MARCIO DA SILVEIRA CARVALHO - Orientador
Catalogação: 24/SET/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20442@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20442@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20442
Resumo:
O processo de cimentação é uma fase importante durante o processo de perfuração de um poço. Durante este processo o deslocamento de líquidos através de um anular. Caso o deslocamento dos fluidos não seja uniforme, o processo não será realizado e a estrutura do poço será comprometida. Os líquidos presentes no processo podem escoar em regime laminar ou turbulento . Na literatura são encontradas diversos estudos sobre o comportamento deste deslocamento em regime laminar. Para o regime turbulento, entretanto, os estudos ainda são bastante escassos. O presente trabalho apresenta um estudo sobre a influência do escoamento turbulento no deslocamento de líquidos em um anular de poço. A solução completa do escoamento tri-dimensional e transiente é extremamente cara computacionalmente. Dessa forma, o problema foi simplificado aplicando-se a teoria de lubrificação. A fim de observar o comportamento do processo, são realizadas duas simulações diferentes. A primeira em um poço vertical concêntrico e, a segunda, em um poço vertical excêntrico. Em ambas simulações foi possível observar que a presença do regime turbulento contribui de forma positiva para o processo. Mesmo na segunda simulação, onde é extremamente difícil evitar que o escoamento canalize, pode-se observar que o escoamento em regime turbulento ocorreu de forma mais estável e sua canalização é bem menos acentuada do que em regime laminar. Além disso, por se tratar de um escoamento turbulento, foi definida uma expressão para o fator de atrito em um anular encontrada a partir de manipulação matemática. Dessa forma, foi elaborada uma formulação matemática em coordenadas cilíndricas que descreve o escoamento em ambos regimes: laminar e turbulento.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF