Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: ANÍSIO TEIXEIRA, UM DEMOCRATA: O CONCEITO DE DEMOCRACIA NA OBRA DO EDUCADOR NA DÉCADA DE 1950
Autor(es): CLAUDIA BARROSO RP BOJUNGA
Colaborador(es): LUIS REZNIK - Orientador
Catalogação: 27/AGO/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20264@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20264
Resumo:
O objetivo deste estudo é analisar o conceito de democracia nos livros Educação não é privilégio (1957) e Educação e a crise brasileira (1956), do educador Anísio Teixeira, utilizando como parâmetro metodológico a história do discurso político. A década de 1950 foi escolhida como recorte temporal pela possibilidade de se observar a construção desse conceito em um momento de democratização, depois de um longo período autoritário: o Estado Novo (1937-1945). Ao longo da pesquisa, foi possível também abarcar os conceitos de nação e desenvolvimento e articulá-los com o conceito de democracia.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF