Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: JOSÉ DE ALENCAR: O ROMANCISTA E O POLÍTICO NO DEBATE SOBRE A EMANCIPAÇÃO DO ELEMENTO SERVIL
Autor(es): VERA REGINA FAULHABER BASTOS TIGRE
Colaborador(es): ILMAR ROHLOFF DE MATTOS - Orientador
Catalogação: 22/AGO/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20254@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20254
Resumo:
Esta monografia tem a intenção de analisar como o romancista e o político José de Alencar defendeu suas convicções sobre o gradualismo da revolução dos costumes como solução pacífica para a extinção da escravidão no Império do Brasil. O recorte temporal abordado vai de meados da década de 1860, quando foi publicada a série Ao Imperador, Novas Cartas Políticas de Erasmo, a 1871, data da publicação do romance O Tronco do Ipê, período em que os debates em torno da emancipação do elemento servil se intensificaram tanto no Império do Brasil quanto no mundo.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF