Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Estatística
Título: A DESJUDICIALIZAÇÃO DA USUCAPIÃO NO CONTEXTO FUNDIÁRIO NO BRASIL URBANO: NOVAS POSSIBILIDADES PARA GARANTIR O DIREITO À MORADIA
Autor(es): FABRICIA MACHADO COELHO DE A RAMOS
Colaborador(es): MARIANA TROTTA DALLALANA QUINTANS - Orientador
Catalogação: 09/AGO/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=20175@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.20175
Resumo:
Construção históricas dos conceitos de posse e propriedade, culminando a consagração da última – direito natural e fundamental - em detrimento da primeira, mero fato ou exercício do domínio. Funcionalização dos direitos: a relativização da propriedade liberal. Propriedade como direito-dever após a Constituição de 1988. Reconstrução do conceito e adaptação do ordenamento pela função social do artigo quinto, XXII. A usucapião como única forma de aquisição da propriedade pela posse historicamente reconhecida na lei brasileira. A usucapião especial como remédio legal para a concentração fundiária herdada da colonização pelo regime de sesmarias. Terra e lei no Brasil à luz da ambigüidade legislativa e da criação de entraves técnico-jurisdicos insolúveis. O desenvolvimento da questão urbana a partir do fracasso da regularização fundiária do campo. A Lei de Terras e a terra como mercadoria: a legislação exclusivamente por título hereditário ou compra. Insuficiente da legitimação de posse para obtenção do título proprietário. Inacessibilidade à terra e êxodo rural. Apropriação do solo urbano e generalizado do sistema de posses nas cidades. O desenvolvimento da questão urbana a partir do fracasso da regularização exclusivamente por titulo hereditário ou compra. Insuficiência da legitimação de posse para obtenção de título proprietário. Inacessibilidade à terra e êxodo rural. Apropriação do solo urbano e generalização da legislação a partir da Lei do Parcelamento do Solo Urbano 1979. O agravamento do défict habitacional e das irregularidades fundiárias e a nova política uerbana: o Estatuto da Cidade. Os entraves e a ineficácia do Judiciário e a desjudicialização da usucapião pela Lei número 11.977/2009 como alternativa.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF