Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MOTIVADORES DE COMPRA NOS AEROPORTOS BRASILEIROS
Autor(es): JOSE PEDRO BRILHANTE ROSA
Colaborador(es): JORGE BRANTES FERREIRA - Orientador
Catalogação: 12/JUL/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19866@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19866@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19866
Resumo:
É unânime a existência de uma relação entre turismo e aeroportos muito além do transporte de passageiros. De forma a aumentar as fontes de sua receita, os aeroportos têm assumido cada vez mais o papel de pólo comercial. Tal como acontece no varejo tradicional, diversos estudos são direcionados de forma a entender o consumidor e suas motivações para efetuar uma compra. Os aeroportos, no entanto, se diferenciam do tradicional varejo pelas questões psicológicas e atmosféricas inerentes ao ato de viajar, sendo elas o alvo de estudo por parte dos pesquisadores. Perante a inexistência de um estudo voltado para o entendimento dos motivadores de compra nos aeroportos no Brasil, passageiros brasileiros do Aeroporto Santos Dumont – Rio de Janeiro foram convidados a responder a um questionário. Os resultados revelaram a existência de quatro dimensões de motivação distinta, sendo duas delas estreitamente ligadas às características do aeroporto – Atmosféricas e Relacionadas ao Aeroporto – e outras duas comuns ao comportamento tradicional de compra – Social e Funcional. Baseado nas dimensões reveladas, buscou-se a classificação do passageiro brasileiro em grupos distintos: Consumidor Interativo, Consumidor Egocêntrico, Consumidor Tradicional e Consumidor Apático/Indiferente.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF