Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: MONITORAMENTO DE CURVATURA DE DUTOS FLEXÍVEIS BASEADO EM SENSORES A FIBRA ÓPTICA
Autor(es): VICTOR VIANA CHAVES
Colaborador(es): ARTHUR MARTINS BARBOSA BRAGA - Orientador
Catalogação: 10/JUL/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19849@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19849
Resumo:
Novos cenários de exploração de petróleo estão sendo descobertos em lâminas d’água cada vez mais profundas. Devido à estas novas descobertas os dutos flexíveis, componentes essenciais na cadeia de exploração, são projetados e fabricados com comprimentos cada vez maiores. Com este aumento de comprimento os dutos estão sujeitos a esforços mecânicos cada vez maiores. Devido a este fato surge a necessidade de monitoramento da integridade estrutural do duto, sendo a curvatura um parâmetro essencial nesta análise. A necessidade de desenvolvimento de novas tecnologias para a produção de petróleo e gás natural em profundidades maiores de 3000m está demandando novos conceitos de monitoramento da integridade de dutos flexíveis. Devido a suas características intrínsecas sensores a fibra óptica se tornam uma solução extremamente viável para este monitoramento. Com base nestes fatos foi desenvolvido um estudo teórico para o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de curvatura de dutos flexíveis. A tecnologia escolhida para realizar este monitoramento foi a de sensores a fibra óptica. Foi selecionado como cenário para este desenvolvimento o teste de qualificação de dutos flexíveis denominado DIP Test, no qual a variável principal é a variação de curvatura. Este teste de qualificação servirá de cenário para o desenvolvimento teórico deste sistema de monitoramento de curvatura. Serão descritas as principais características envolvendo o sistema como: geometria de instalação dos sensores, cálculos de curvatura a partir das respostas dos sensores a fibra óptica além de uma descrição detalhada do DIP Test citando desafios, discutindo problemas e, finalmente, propondo soluções.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF