Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: POLÍTICA DE INVESTIMENTOS EM UMA ENTIDADE FECHADA DE PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR: CASO COMSHELL, FUNDO DE PENSÃO DA SHELL BRASIL
Autor(es): NATHALIA LEANZA ROMAO
Colaborador(es): MARIA ANGELICA OLIVEIRA LUQUEZE - Orientador
Catalogação: 22/JUN/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19695@1
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19695
Resumo:
Atualmente, as entidades fechadas de previdência complementar estão ganhando mais força em seus negócios. Os fundos de pensão são conhecidos pelo dever que assumem em pagar aposentadorias dignas e mantenedoras dos padrões de vida e de consumo dos aposentados e por investir na poupança previdenciária que acumulam ao longo de seu exercício. É fundamental que os fundos de pensão busquem cada vez mais a implementação de técnicas modernas na administração de seus ativos, mas sem deixar de observar a obrigação de ajustar suas políticas de investimento às normas e regulamentações em vigor. O objetivo deste trabalho, além de mostrar como funciona a política de investimentos de uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) é analisar como funciona a política de investimentos da Comshell, fundo de pensão da Shell Brasil.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF