Logo PUC-Rio Logo Maxwell
TRABALHOS DE FIM DE CURSO @PUC-Rio
Consulta aos Conteúdos
Título: O CONSUMO E O FUTEBOL: ESCALA DE MOTIVAÇÃO PARA O CONSUMO DE ESPORTE
Autor(es): NATALIA DE MENEZES CAMARINHA
Colaborador(es): JORGE BRANTES FERREIRA - Orientador
Catalogação: 22/JUN/2012 Língua(s): PORTUGUÊS - BRASIL
Tipo: TEXTO Subtipo: TRABALHO DE FIM DE CURSO
Notas: [pt] Todos os dados constantes dos documentos são de inteira responsabilidade de seus autores. Os dados utilizados nas descrições dos documentos estão em conformidade com os sistemas da administração da PUC-Rio.
[en] All data contained in the documents are the sole responsibility of the authors. The data used in the descriptions of the documents are in conformity with the systems of the administration of PUC-Rio.
Referência(s): [pt] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19692@1
[en] https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/projetosEspeciais/TFCs/consultas/conteudo.php?strSecao=resultado&nrSeq=19692@2
DOI: https://doi.org/10.17771/PUCRio.acad.19692
Resumo:
O marketing esportivo evoluiu naturalmente junto aos seus consumidores, que passaram a ser cada vez mais exigentes por terem um maior acesso a informações por meio da internet e outros canais. Assim, este campo de atividade vem estabelecendo forte ligação com o setor empresarial. Neste cenário, esta pesquisa traz um estudo a respeito das motivações de consumo dos torcedores de futebol, utilizando a Escala de Motivação para o Consumo de Esporte. Buscamos compreender o que faz com que os torcedores consumam produtos e/ou serviços de seus times. Para isso, foi elaborado um questionário direcionado aos torcedores a fim de entender melhor essas motivações. Os resultados mostraram que a escala usada é confiável e que os fatores Fuga e Realização são os que influenciam o consumo dos torcedores.
Descrição: Arquivo:   
NA ÍNTEGRA PDF